06/10/2017

A minha rotina de limpeza da casa

Na verdade, não sou eu que limpo a casa... é a minha Glauciene. Pediram-me para falar das tarefas da minha empregada, portanto aqui vai! Raramente estou em casa quando ela está cá, mas acho que é mais ou menos isto que ela faz, uma vez por semana, em 4 horas.

Começa no meu quarto, muda os lençóis da cama e limpa o pó. Depois, vai para o quarto dos miúdos, muda os lençóis, arruma e limpa. De seguida, o escritório. Às vezes deixo a máquina a lavar para ela estender a roupa. Depois de mudar os lençóis, coloca os sujos na máquina de lavar (as tolhas das casas de banho e têxteis de cozinha sou eu que mudo e lavo, ao sábado). 

De seguida, limpa os vidros. Depois, as casas de banho. Depois disto tudo limpo, aspira o chão destas divisões (quartos, escritório, casa de banho, varandas) e lava com a esfregona. A seguir, passa para a sala e varanda da sala. Limpar pó, limpar vidros, a mesma coisa. A cozinha é a última divisão; limpa as bancadas, o fogão, o microondas, lava a louça. No fim, aspira e lava o chão. Enquanto o chão da cozinha seca, estende os lençóis, que entretanto a máquina já lavou.

Em linhas gerais, penso que é isto que ela faz... Quando chego a casa, sinto sempre aquele cheirinho a lavado maravilhoso! 
De vez em quando faz limpezas mais a fundo, como lavar as persianas, lavar os cortinados, esfregar as juntas do chão da cozinha, coisas assim...

Ela não passa a ferro, pois isso faço eu, geralmente ao domingo depois do jantar. Houve uma altura em que vinha duas vezes por semana, e da segunda vez vinha só duas horas dar uma geral e passar a ferro, mas achei que podia poupar dinheiro e fazer eu essas coisas. Geralmente à sexta-feira ou sábado de manhã damos uma aspiradela pela casa toda e um speed cleaning. Também ligo a máquina da roupa sempre que há roupa suficiente - pelo menos 2-3 vezes por semana. E sempre que alguma coisa está suja, limpamos na hora. Por exemplo, se algum gato vomita ou se o sofá está cheio de pêlos ou se o chão da cozinha fica sujo, limpa-se logo. E funciona bem assim!

A minha casa tem pouca tralha e portanto é fácil de limpar... Quatro horas dá na boa para fazer isto tudo e fica bem limpo. Claro que quanto mais tralha tivermos em casa... mais sujidade se acumula e mais tempo demoramos a limpar... Uma maneira de não perdermos muito tempo ou gastarmos muito dinheiro em limpezas é... claro, destralhar!!

Estive uns 3 ou 4 anos sem empregada e nessa altura fazíamos nós todas as limpezas, claro. Aqui ficam os posts que escrevi sobre as nossas rotinas de então:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...